Confira as perguntas frequentes sobre o sistema Light Steel Framing e tire suas dúvidas.

 

Porque construir em LSF?
Casas em LSF são rentáveis, leves, fáceis de manusear e fabricadas sob rigorosas diretrizes de controle de qualidade. A estrutura de aço também é resistente a cupins e não é combustível. Sendo não combustível e altamente resistente ao fogo, o aço é muito superior aos materiais tradicionais e não irá alimentar as chamas.

Qual o impacto ambiental da construção em LSF?
A taxa geral de reciclagem da indústria siderúrgica é de aprox. 66%, oferecendo uma alternativa de enquadramento ambientalmente saudável. O aço é completamente reciclável, tornando as estruturas de aço melhores para o meio ambiente do que a maioria das outras estruturas. Com 100% de reciclabilidade e vida útil infinita, o aço é o material mais reciclado do planeta.

Qual é o custo?
O preço do aço tem sido relativamente constante na última década. Enquanto o preço dos materiais tradicionais tem sido errático e cresce a uma taxa muito mais rápida do que a inflação, os preços do aço sofreram apenas pequenos ajustes trimestrais. Os construtores entrevistados afirmaram que o enquadramento com o aço é geralmente menos caro do que o enquadramento tradicional.

O aço afeta a qualidade do ar interior?
NÃO. As estruturas de aço não precisam ser tratadas e estão livres de adesivos de resina e produtos químicos normalmente presentes em outros materiais de construção.

Poderia remodelar minha casa?
Sim, uma vez que a estrutura de aço permite amplas extensões, uma casa pode ser projetada sem divisórias de suporte de carga internas, tornando mais fácil para os proprietários concluir as alterações sem afetar a estrutura. Para as alterações o projetista estrutural deverá ser consultado.

Minha casa vai enferrujar?
O uso de componentes de estrutura de aço galvanizado protege a sua casa contra a ferrugem.

Minha casa estará suscetível à raios?
A estrutura de aço oferece aos ocupantes da casa uma melhor proteção do que qualquer outro sistema de construção. Os cientistas recomendam a busca de abrigo em estruturas de aço durante tempestades de raios, porque a estrutura de aço fornece um caminho para o solo reduzindo a probabilidade de explosões, incêndios secundários ou ferimentos pessoais.

Qual a principal diferença entre o Sistema Light Steel Framing e a alvenaria tradicional?
A principal diferença entre o Light Steel Framing e a construção em alvenaria é o nível de industrialização que o primeiro conta. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, o que resulta em uma produto final de qualidade incomparável.

O que é Steel Framing ou Light Steel Framing?
Steel Framing ou Light Steel Framing é um Sistema construtivo que utiliza como estrutura um conjunto metálico em aço galvanizado leve, com fechamento em chapas internas e externas. Esse Sistema possui um conjunto com baixo peso, mas ao mesmo tempo muito resistente.

Quais projetos arquitetônicos podem ser realizados com o Sistema Light Steel Framing?
O Sistema Light Steel Framing é indicado para obras residenciais ou comerciais, com até 4 pavimentos, e galpões. Esse Sistema permite adequar o projeto para situações como isolamento térmico ou acústico, equilíbrio de umidade no ambiente, evitando o conhecido problema de umidade ascendente nas paredes.

Qual a relação custo x beneficio?
Por tratar-se de um Sistema muito veloz, o custo final é inferior ao custo de uma construção em alvenaria. Já que os materiais empregados no Sistema Steel Framing são mais nobres, a vantagem na escolha desse sistema é dupla: mais barato e com qualidade superior.

Uma casa em Steel Framing é resistente a ventos fortes?
A norma brasileira define, que para edifícios residenciais, seja considerado uma carga horizontal oriunda de um vento com velocidade de 144km/h. Uma casa no Sistema Steel Framing é projetada para resistir ventos bem superiores, de até 200Km/h, além de oferecer maior segurança que qualquer outro sistema construtivo.

Como é a acústica dentro de uma casa em Light Steel Framing?
Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado de ½”, tem o mesmo desempenho acústico que uma parede de alvenaria de mesma espessura.
Porém, ainda é possível utilizar lã de vidro no interior das paredes, o que aumenta consideravelmente o desempenho acústico das obras realizadas com Light Steel Framing, deixando-a com uma acústica várias vezes superior a uma parede construída em alvenaria.

É possível construir com o Sistema Light Steel Framing na praia ou em lugares úmidos?
Se comparado com alvenaria, o Sistema Light Steel Framing oferece maior segurança à umidade, por isso é o mais indicado nestes casos. Na fundação, nas paredes e na cobertura do Sistema Steel Framing, aplicam-se produtos específicos, que foram uma forte barreira contra a umidade.

É possível construir um segundo pavimento em Light Steel Framing sobre uma casa térrea de alvenaria?
Por utilizar materiais muito mais leves do que os utilizados na alvenaria, o Sistema Steel Framing é a solução mais indicada para casos como esse, sem que haja necessidade de reforço estrutural da construção existente.

Através de orientações técnicas na teoria e prática, este trabalho “in loco” proporciona:
– Noções de organização e layout de canteiro de obras;
– Interpretação do projeto estrutural;
– Verificação de processos paralelos;
– Montagem da estrutura;
– Interface com outros processos (instalações, impermeabilização, pintura, etc.).