
Primeiro cinema autossustentável do Brasil com Sistema Construtivo Smart
Itajubá, no Sul de Minas, foi a cidade escolhida para receber o mais moderno, tecnológico e sustentável cinema de rua do Brasil. A Rede de Cinemas Cine A constrói na cidade o empreendimento que terá captação e reaproveitamento de água da chuva, usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, além de espaços que incentivam o uso da bicicleta, descarte do lixo eletrônico e até a recarga de carros elétricos.
O cinema terá quatro salas com o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K.
O complexo tem 4.058 m² de área construída e fica localizado no bairro Estiva, próximo ao Teatro Municipal e prefeitura da cidade. A Rede Cine A está investindo cerca de R$ 10 milhões no projeto. Além das salas de exibição e da estrutura tradicional de um cinema, são dois restaurantes, academia ao ar livre, espaço para prática de Yoga, Slackline, meditação e dança. O projeto arquitetônico tem um design arrojado e elegante, com foco em conforto e lazer.
Energia limpa
A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. A energia sustentável e limpa é produzida através da irradiação solar. No total são 451 placas que irão ser instaladas no complexo, daria para abastecer 152 casas com consumo aproximado de 157 KWH/mes
Captação de água
Um sistema de cisternas para o reaproveitamento da água da chuva simultâneo à água de reuso está em implantação.
A unidade de Itajubá terá capacidade de armazenamento plena de até 20 mil litros de água, o que representará uma economia de até 50% do recurso hídrico potável necessário para o abastecimento da unidade.
Sistema Construtivo
O sistema construtivo escolhido para o processo construtivo do cinema, foi o Light Steel Frame, com revestimento de OSB + Placa Cimenticia. Esse sistema permitiu uma redução drastica na fundação devido a redução de massa em relação ao sistema convencional.
Certificação LEED
LEED é a maior certificação a nível mundial para as Edificações.
LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental. Foi criada pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC
Por que o LEED foi criado?
1. Reconhecer liderança ambiental na indústria da construção
2. Definir “edifícios verdes” através do estabelecimento de um padrão comum de medição
3. Promover práticas de projeto e de construção integrativas
4. Estimular a concorrência verde
5. Sensibilizar os consumidores para os benefícios da construção verde
6. Propagar a visão sobre o desempenho de um edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo
7. Transformar o mercado de construção