Primeiro cinema autossustentável do Brasil com Sistema Construtivo Smart

Itajubá, no Sul de Minas, foi a cidade escolhida para receber o mais moderno, tecnológico e sustentável cinema de rua do Brasil. A Rede de Cinemas Cine A constrói na cidade o empreendimento que terá captação e reaproveitamento de água da chuva, usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, além de espaços que incentivam o uso da bicicleta, descarte do lixo eletrônico e até a recarga de carros elétricos.

0

O cinema terá quatro salas com o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K.

O complexo tem 4.058 m² de área construída e fica localizado no bairro Estiva, próximo ao Teatro Municipal e prefeitura da cidade. A Rede Cine A está investindo cerca de R$ 10 milhões no projeto. Além das salas de exibição e da estrutura tradicional de um cinema, são dois restaurantes, academia ao ar livre, espaço para prática de Yoga, Slackline, meditação e dança. O projeto arquitetônico tem um design arrojado e elegante, com foco em conforto e lazer.

Energia limpa

A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. A energia sustentável e limpa é produzida através da irradiação solar. No total são 451 placas que irão ser instaladas no complexo, daria para abastecer 152 casas com consumo aproximado de 157 KWH/mes

Captação de água

Um sistema de cisternas para o reaproveitamento da água da chuva simultâneo à água de reuso está em implantação.

A unidade de Itajubá terá capacidade de armazenamento plena de até 20 mil litros de água, o que representará uma economia de até 50% do recurso hídrico potável necessário para o abastecimento da unidade.

Sistema Construtivo

O sistema construtivo escolhido para o processo construtivo do cinema, foi o Light Steel Frame, com revestimento de OSB + Placa Cimenticia. Esse sistema permitiu uma redução drastica na fundação devido a redução de massa em relação ao sistema convencional.

Certificação LEED

LEED é a maior certificação a nível mundial para as Edificações.

LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental. Foi criada pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC

Por que o LEED foi criado?

1.      Reconhecer liderança ambiental na indústria da construção

2.      Definir “edifícios verdes” através do estabelecimento de um padrão comum de medição

3.      Promover práticas de projeto e de construção integrativas

4.      Estimular a concorrência verde

5.      Sensibilizar os consumidores para os benefícios da construção verde

6.      Propagar a visão sobre o desempenho de um edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo

7.      Transformar o mercado de construção

ENTRE EM CONTATO










DSC04382-1024x768